A nova geração de satélites Starlink, que fornecem Internet rápida em todo o mundo, está interferindo seriamente nos radiotelescópios, de acordo com um novo estudo. A obra de arte mostra um grupo de satélites orbitando a Terra. Getty Images via BBC As ondas de rádio da crescente rede de satélites Starlink do bilionário Elon Musk estão dificultando a capacidade dos cientistas de observar o universo, de acordo com astrônomos na Holanda. A nova geração de satélites Starlink, que fornecem Internet rápida em todo o mundo, está interferindo mais nos radiotelescópios do que as versões anteriores, dizem os cientistas. De acordo com o Instituto Holandês de Radioastronomia (ASTRON), milhares de satélites em órbita podem “cegar” radiotelescópios e dificultar a pesquisa astronômica. A Starlink é um braço da SpaceX, empresa de exploração espacial de Elon Musk, que também é dona da rede social X. A SpaceX não respondeu ao pedido de comentários da BBC News. O satélite fornece Internet de banda larga em todo o mundo, muitas vezes em locais remotos, incluindo locais difíceis de implementar e manter redes de telecomunicações, como a Ucrânia e o Iémen, bem como a Amazónia. De acordo com o Departamento de Digital, Cultura, Mídia e Esporte, testes em 2022 mostraram que o Starlink poderia fornecer velocidades de internet quatro vezes mais rápidas que a média. Mas os astrônomos dizem que isso tem um custo. “Cada vez que estes satélites são lançados com estes níveis de emissão, vemos cada vez menos céu”, disse a diretora da Astron, Professora Jessica Dempsey, à BBC News. “Estamos tentando ver coisas como jatos emitidos por buracos negros no centro das galáxias. Estamos olhando para as primeiras galáxias a milhões de anos-luz de distância, bem como para exoplanetas.” Ele disse, destacando as áreas que a radiação do satélite está afetando. A interferência causada pelos satélites de segunda geração equivale a 32 vezes a interferência causada pelos satélites de primeira geração, segundo a Astron. Os satélites Starlink são geralmente facilmente visíveis a olho nu no céu noturno. GETTY IMAGES A quantidade de radiação emitida pelo excesso de radiação da BBC excede os regulamentos estabelecidos pelo órgão regulador da indústria, a União Internacional de Telecomunicações, acrescentou Dempsey. Uma estimativa sugere que existem atualmente 6.402 satélites Starlink em órbita 550 quilómetros acima da Terra, tornando-a a maior empresa do setor. Seu principal rival, OneWeb, tem menos de 1.000. Mas é uma área de negócios em rápido crescimento. A Amazon está construindo sua própria rede e espera lançar pelo menos 3.000 satélites nos próximos anos. Até 2030, o número de satélites em órbita ultrapassará 100.000. O estudo foi realizado utilizando o radiotelescópio LOFAR, na Holanda, num dia de julho, no início deste ano. O que é o Starlink, serviço de internet de Elon Musk, e como ele funciona, incluindo galáxias e planetas distantes, emitindo luz no espectro eletromagnético? Essa radiação viaja como ondas, e os radiotelescópios podem captá-las, permitindo-nos visualizar coisas que não podemos ver com nossos olhos. Mas essas ondas estão sofrendo interferência de satélites. Os cientistas detectaram radiação eletromagnética não intencional em quase todos os satélites Starlink de segunda geração. Dizem que era cerca de 10 milhões de vezes mais brilhante do que a fonte de luz mais fraca identificada. A pesquisa está publicada na revista científica Astronomy and Astrophysics. Os sistemas Starlink Internet podem ser usados ​​em locais remotos como este barco no Brasil. Sis Bassa, principal autora do estudo da Reuters, disse que o efeito era comparável ao “brilho de uma lua cheia numa estrela ténue visível a olho nu”. “À medida que a SpaceX lança cerca de 40 satélites Starlink de segunda geração por semana, este problema está piorando”, acrescentou Bassa. “É claro que se algo comprometer um grande observatório, precisamos de fazer algo rapidamente”, disse Robert Massey, vice-diretor executivo da Royal Astronomical Society do Reino Unido. Quando questionado sobre o valor da pesquisa astronômica, Massey disse que “é errado dizer que se pode descartar alguma ciência”. “As aplicações práticas (desses estudos científicos) podem levar décadas ou mais, mas podem ser fundamentais”. Os cientistas também estão preocupados com a poluição luminosa dos satélites e temem que ela também esteja interferindo nos telescópios ópticos. Os astrônomos dizem que conversaram com a SpaceX sobre a radiação da primeira geração de satélites. Mas a Astron diz agora que a radiação emitida pela segunda geração provou ser ainda mais poderosa. “Foi um choque descobrir isso”, diz Dempsey. “Está realmente ameaçando toda a astronomia terrestre em todos os comprimentos de onda e de muitas maneiras diferentes. Se continuar assim, sem algum tipo de mitigação, tornar-se-á uma ameaça existencial à astronomia.” Os pesquisadores ressaltam que é necessário um maior controle do ambiente espacial e do funcionamento dos satélites para evitar que o trabalho científico seja comprometido. Dizem também que, como maior fornecedora de satélites, a SpaceX pode estabelecer um padrão para limitar tal poluição. Dempsey diz que ações simples, como um escudo em torno das baterias dos satélites, podem fazer uma grande diferença e reduzir a radiação emitida. Algumas interferências vêm de componentes eletrônicos defeituosos, portanto, resolver isso pode evitar que isso aconteça. Mas se nenhuma ação for tomada, “muito em breve as constelações que vemos serão feitas pelo homem”, acrescentou Dempsey. Elon Musk já aceitou decisões judiciais de outros países e removeu a conta X

Source link